Como memorizar os Fundamentos e Objetivos Fundamentais da Constituição Federal

Aqui vão duas dicas rápidas e certeiras, como nos tempos do velho oeste (#sqn... rsrs).

Tinha uma certa dificuldade memorizar o artigo 1° da nossa amada Constituição, mas aprendi um acrônimo na semana passada.


Para você que estranhou essa a palavra acrônimo, é provável que já tenha recorrido a esta técnica de memorização em algum momento. Segundo o dicionário Priberam, segue a definição de acrônimo:
a·crô·ni·mo 
(acro- + .-ônimo)
substantivo masculino
[Linguística Palavra formada com as letras ou sílabas iniciais de uma .sequência de palavraspronunciada sem soletração das letras que a compõem (ex.: OVNI por .objeto voador não identificadoPALOP por país africano de língua oficial portuguesaetc.).


Para os concurseiros de plantão os anacrônicos são uma carta na manga! 

Portanto, o Art. 1º que versa sobre os fundamentos da República Federativa do Brasil, é só memorizar as sílabas iniciais dos cinco incisos e formar o anacrônico SOCIDIVAPLU e pronto! quando for resolver uma questão, é só se lembrar do SOCIDIVAPLU e responder o que a questão pede.



Já para os Objetivos Fundamentais, lembre-se que são quatro verbos que estão no infinitivo: construir, garantir, erradicar e promover. 


E aí tem mais algum macete para Direito Constitucional?  Comenta aí!

*Fonte: "acrônimo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/acr%C3%B4nimo [consultado em 09-06-2014].

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Considerações sobre o livro "Atitude Mental Positiva"

Exame de suficiência em Contabilidade 2014.2 - o melhor caminho