Considerações sobre o livro "Atitude Mental Positiva"

Bom, não é o meu intuito escrever uma resenha sobre qualquer livro, muito menos esse.
Na verdade, prefiro deixar registrado aqui as minhas impressões sobre um livro tão recomendado do que apenas avaliá-lo no SKOOB.

 Olha, sabe quando você lê um livro e depois fica super animada ao saber que esse livro foi adaptado para o cinema e vai logo na primeira semana assistir? Todo mundo já sabe o final dessa história: você sai da sala de cinema se perguntando POR QUE RAIOS PAGOU AQUELA FORTUNA PELO INGRESSO

Então, minha experiência com o primeiro livro do Napoleon Hill foi exatamente essa. Na verdade, leio indiretamente sobre esse cara, faz uns anos, através do blog VIDA ORGANIZADA, da Thaís Godinho.
Desde então, sempre tive muita vontade de ler algum livro dele, mas sabia que precisava primeiro melhorar a minha leitura (no sentido de ler mais rápido e melhor) e isso sabia que levaria um tempo.

Ocorre que no início do ano coloquei 'Atitude Mental Positiva' na minha meta de leitura, aproveitei uma promoção massa da Saraiva que combinou com um cupom de desconto que achei na internet e lá fui eu no mês de Julho de 2019 começar finalmente a ler um livro de referência de várias pessoas que me influenciam.

Só que.... De cara não gostei.
É isso. Não gostei meeeesmo.



Meu exemplar


Mas fui lendo, me deixando passar por aquela  experiência de ler um livro que utiliza o tempo todo de histórias de outras pessoas que sempre são bem sucedidas e em sua grande maioria terminaram a vida cheias de dinheiro.
Além dessa parte que foi a que eu menos me identifiquei, pois encontrei isso  também no livro 'O poder do hábito', Napoleon Hill e Stone (Coautor) te levam a pensar de forma a focar na possibilidade de expansão de suas atitudes e pensamentos sem vitimismo.
No início ele utiliza a fé em Deus como suporte para dar as dicas e talvez tenha sido por isso que eu não gostei. Claro, eu creio muito em Deus, acho a Bíblia um livro massa e muito importante, só não acredito que seja a melhor maneira de encorajar alguém a ser rico.
Outro ponto que me incomodou muito no livro é que muitas histórias que ele conta faz referência ao livro dele mesmo 'Quem pensa enriquece'.  Me senti lendo uma propaganda de um outro livro, não gostei.
Apesar desses contrapontos, é uma leitura leve, há várias dicas, muitas frases motivacionais, me ensinou  a ligação entre dinheiro e Deus, reforçou vários conceitos que a espiritualidade diz e que diversas personalidades do mundo utilizam. Além de reforçar alguns conceitos que aprendi em outros livros da mesma temática como por exemplo:

  • Mentalização;
  • Extração de ideias;
  • Meditação de ideias;
  • Cultivo de bons hábitos sobre saúde


Outro ponto forte do livro - esse eu gostei - é que a todo o momento ele indica outros livros, claro que o mais bam-bam-bam é o 'Quem pensa enriquece". Ou seja, se você quiser se aprofundar mais terá ótimas indicações de livros a serem lidos dentro do próprio livro.

O que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançada essa é uma das frases mais famosas de Napolen Hill e conversa muito com os meus aprendizados sobre cocriação na espiritualidade. 

Para o finalzinho do livro voltei a achá-lo massante e corri o máximo que pude para concluí-lo.

No final não senti que perdi meu tempo em ler as mais de 300 páginas. Muito pelo contrário: ganhei mais conhecimento e reforcei padrões antigos que já tinha aprendido.
Não é à toa que ele foi conselheiro de dois presidentes dos Estados Unidos e um dos percussores do ramo de auto ajuda. 

Enfim, valeu! 


*Livros que li até o momento e que acredito que tenham a ver com a temática

  • O poder da ação - Paulo Vieira;
  • A coragem de ser imperfeito - Brené Brown;
  • O poder do hábito - Charles duhigg;
  • O milagre da manhã - Hal Elrod;
  • O poder do agora - Eckhart Tolle;
  • A cabana - William P. Young e 
  • O Monge e O Executivo - James C. Hunter.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exame de suficiência em Contabilidade 2014.2 - o melhor caminho

Atrações do São João de Camaçari-Ba 2014