Sobre cultivar plantas

Quando era pequena, meu apelido na rua em que morava era "Doutora das plantas". Eu cuidava junto com a minha mãe das plantas da nossa casa e ia na casa dos vizinhos para "tratar" as plantas que estavam doentes. 

Lembro-me muito de conversar com as plantas, regá-las, retirar os galhos secos, mexer um pouco na terra afim de dar um pouco mais de oxigênio e assim eu ia de casa em casa, de vaso em vaso. 
Anos passaram, deixei a ocupação de lado e virei adolescente. E nessa fase veio uma modinha de umas bolinhas  que a dona tinha que colocar na água e ir trocando para que essas bolinhas se multiplicassem e ficassem cada vez maiores. Ocorre que eu  sempre estragava essas bolinhas. Enquanto meus colegas conseguiam até vender, eu esquecia de trocar a água que tinha que ser gelada, as vezes no intuito de acelerar o processo, eu colocava o pote no congelador e só lembrava uma semana depois... Enfim: um desastre
Mais tempo passou-se e estou eu adulta, querendo decorar meu próprio apartamento com plantas e compro algumas espécies para cultivar e.... Consigo, durante três anos matar todas as plantas que comprei.
Ocorre que depois de alguns anos buscando o autoconhecimento, percebo que a forma que eu cultivo as plantas é muito semelhante à forma que levo a vida. Me achei tão sensacional depois que tive esse insight!🎡🎊

Com as primeiras plantas que chegavam aqui no apê, eu pesquisava no youtube e internet, perguntava a todas as sumidades que eu conhecia em plantas - em especial à minha  mãe- sobre quantas vezes regar, qual o melhor vaso, melhor adubo, etc... me cercava de informações para que tudo, absolutamente TUDO estivesse dentro do meu controle. 
Só que mesmo com toda o conhecimento, as plantas sempre morriam. Até mesmo os cactos, suculentas que são osso duro.

A próxima fase foi deixar as plantas de lado. Não queria mais nenhuma. Mas eu sempre ganhava ou cedia ao impulso de comprar alguma. E nessa fase até que elas duraram um pouco, pois eu não ligava, quase não molhava... Aí quando alguém elogiava as plantas, lá ia eu com o meu 'conhecimento' e começava a querer controlar todos os fatores e rapidamente elas morriam.
Hoje, em quase 1 ano que desencanei de prever quando as minhas plantas vão morrer ou viver, passei a SENTIR mais como elas estão, trocar energias, viver o presente com elas e procurar ajuda quando necessário e com esse conhecimento ver se algo se aplica à nossa realidade (plantas+apê+eu). Parei de querer ter 10 tipos de plantas diferentes, só porque dizem que eu devo ter. Agora é um tipo de cada vez para saber se vamos nos adaptar.

A maneira que estou enxergando a minha relação com o mundo reflete muito como cuido das minhas plantas.
 Explico ↓
 Busco voltar para a minha essência. Assim como quando criança não tinha nada como engessado, nem uma fórmula pronta e estava sempre curiosa para aprender e cair e levantar. Hoje tento fazer isso. Eu percebi num hábito tão simples que de fato estou evoluindo. 


Tem uma frase que coloquei no meu milagre da manhã e que define bem o meu sentimento sobre o que escrevi até agora:

                   'A única certeza é não ter certeza'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exame de suficiência em Contabilidade 2014.2 - o melhor caminho

Considerações sobre o livro "Atitude Mental Positiva"

Atrações do São João de Camaçari-Ba 2014