Descobrindo Salvador: Museu Geológico da Bahia

Ano passado fiz uma promessa de visitar todos os museus de Salvador. Como são muitos museus por aqui - museu da enfermagem, odontológico, arte moderna, tempostal, etc..- eu não consegui, pois para vencer a lista enorme de locais era preciso muita disciplina e eu não tinha e continuo não tendo (ainda).

De qualquer maneira, visitei alguns cujos quais mostrarei aqui aos poucos.

O primeiro será o Museu Geológico da Bahia que é um local que a priori parece pequeno, mas quando entrei e fui até o fim do roteiro, NOSSA!  fiquei maravilhada! 
Entrada do Museu
O sentimento que tive a todo momento que estive lá foi uma nostalgia dos meus tempos de escola. Pensei e tive a certeza que geografia seria bem mais interessante se eu tivesse conhecido esse Museu, na verdade, todas as vezes que eu vou a qualquer museu penso sobre isso, sobre a importância da educação e como um educador pode ter seu trabalho facilitado quando traz para a realidade os assuntos acadêmicos. 
Mas lamúrias à parte, o roteiro começa logo com várias pedras preciosas e semipreciosas, uma belezura! No início também somos apresentados a uma réplica do maior meteorito brasileiro: o Bendegó que caiu no sertão baiano, porém o original está no Rio de Janeiro, graças a D. Pedro II (nem vamos discutir sobre né?) 
Réplica do meterorito Bendegó

O museu tem várias partes onde são alocadas as exposições que se dividem em itinerantes, de longa duração e temporárias. São várias pedras, tem até uma sala que tem pedras com poder energético, esta eu preferi não fotografar, pois (na minha loucura) pensei que o flash poderia tirar a energia boa que tinha lá rsrsrs
                               



Tem uma parte somente de mármore. Nossa, não sabia que existiam taaantos tipos de mármore!
                                                

Tem outro ambiente no qual há várias réplicas (acho que em tamanho real) e nos apaixonamos pelo mastodonte, muito fofo e gigante!!



 Aí quando pensei que não tem mais nada para me surpreender, me vem um escadinha que nos levou para simplesmente um outro ambiente, que lhe faz esquecer por um momento que está num Museu respeitável, um local solene e nos levou para uma sala super charmosa que tem um cinema liindo e um espaço onde acontece shows diversos!




 Na parte da lanchonete é que voltei a perceber que estou num Museu, pois tem esse paredão lindo com pedras diversas e um jardim lindão, que dá vistas a uma avenida de Salvador.
Lanchonete e a vista linda

Não vou aqui fazer um "resumo" de todas as atrações do Museu, até para você se empolgar e ir lá pessoalmente, pois a entrada é gratuita e não precisa agendar visita, a menos que queria uma visita guiada (que é ótimo, mas nesse caso não senti tanta falta).


Mais informações? Vai no site: Museu Geológico da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Considerações sobre o livro "Atitude Mental Positiva"

Como memorizar os Fundamentos e Objetivos Fundamentais da Constituição Federal

Exame de suficiência em Contabilidade 2014.2 - o melhor caminho